-
EUA volta a contar com Pulisic e tenta, contra Turquia, mais uma vitória antes dos 16-avos
-
África do Sul vence Coreia do Sul (1-0) e vai aos 16-avos da Copa em segundo no Grupo A
-
México elimina República Tcheca (3-0) e avança aos 16-avos da Copa com campanha 100%
-
Preço do Brent cai abaixo do nível anterior à guerra no Oriente Médio
-
'Muito nervoso, mas feliz', diz Neymar após estreia na Copa do Mundo
-
Proibição de adolescentes em redes sociais na Austrália teve pouco impacto (estudo)
-
Juízas do TPI processam Trump por 'sanções draconianas'
-
'Seguir melhorando', diz Vini Jr. após vitória do Brasil
-
Bósnia elimina Catar e se garante nos 16-avos da Copa do Mundo
-
Jaques Wagner deixará liderança do governo no Senado por suspeita de corrupção
-
'Agora chega o bonito', diz Ancelotti após vitória do Brasil sobre a Escócia
-
Marrocos vence Haiti (4-2) e passa em segundo no grupo do Brasil na Copa
-
Brasil vence Escócia (3-0) e vai aos 16-avos como 1º do Grupo C da Copa
-
Terremotos na Venezuela destroem prédios e causam pânico em Caracas
-
Trump pede ao Congresso mais recursos para guerra no Irã
-
Ainda confiante na classificação, Equador encara líder Alemanha
-
Forte sismo de magnitude 7,1 sacode a Venezuela
-
Novo tipo de vacina permite imunizar contra famílias de vírus (pesquisadores)
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo em negociações com Irã
-
Entre a nostalgia e o desinteresse, Itália vive mais uma Copa sem a 'Azzurra'
-
Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon
-
'Eles vêm com tudo', diz Laporte sobre duelo da Espanha contra o Uruguai
-
Onda de calor sufoca Europa e testa redes elétricas
-
Candidatos do prefeito de Nova York vencem primárias democratas
-
Bósnia garante terceiro lugar do Grupo B na Copa do Mundo e elimina o Catar
-
Suíça vence Canadá (2-1) e avança como líder do Grupo B da Copa
-
Cacique Raoni se recupera após cirurgia no intestino
-
Pai, mãe e Flávio Bolsonaro desejam sorte a Neymar em sua estreia na Copa
-
Keiko Fujimori agradece apoio de eleitores e admite divisão no Peru
-
Adversário reconhece De la Espriella como presidente eleito da Colômbia
-
Novo formato ressuscita fantasma da manipulação de resultados na Copa
-
Juan Manuel Cerúndolo avança para as quartas de final em Eastbourne
-
Surto de hantavírus deve ser encerrado oficialmente em 2 de julho (OMS)
-
França detecta primeiro caso de ebola fora da África durante surto atual
-
Sem Almirón, Paraguai enfrenta Austrália por sobrevivência na Copa
-
Trump se recusa a promulgar lei de habitação até Congresso aprovar reforma eleitoral
-
Democrata acusa Trump de bloquear ponte entre EUA e Canadá para ajudar doador
-
França detecta caso de ebola em médico que chegou da RDC
-
Andreeva e Swiatek são eliminadas na estreia em Bad Homburg
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo nas negociações com Irã
-
A briga acirrada pela Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 2026
-
Descoberta aproxima cientistas da misteriosa fronteira dos buracos negros
-
Alemanha, a difícil adversária do Equador na Copa do Mundo
-
Ativistas de flotilha para Gaza denunciam suposto abuso 'cruel' e 'sádico'
-
Messi completa 39 anos no topo do mundo
-
Candidato de esquerda da Colômbia reconhece De la Espriella como presidente eleito
-
FIFPro comemora sentença à Lazio por rescindir contrato de jogadora grávida
-
Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos EUA'
-
Grand Theft Auto, em números
-
COI escolherá sede dos Jogos Olímpicos de 2036 com novo procedimento
Nadal não jogará Roland Garros e voltará em 2024 para se despedir do tênis
Após quatro meses sem jogar por lesão, o espanhol Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira (18) que não vai disputar o torneio de Roland Garros e acrescentou que vai dedicar o restante da temporada a sua recuperação para voltar em 2024, que será "provavelmente o último" ano de sua carreira.
"Hoje é impossível, por isso neste momento não estarei em Roland Garros", explicou Nadal em entrevista coletiva em Mallorca.
"Não é uma decisão tomada por mim, é uma decisão tomada pelo meu corpo", acrescentou o tenista sobre a ausência em seu torneio preferido, do qual estará de fora pela primeira vez desde sua estreia, em 2005, quando conquistou seu primeiro título.
Nadal, que no dia 3 de junho completará 37 anos, explicou também que sua forma física após a lesão que sofreu na Austrália em janeiro o obrigou a dar uma pausa na carreira para se recuperar nos próximos meses, antes de se despedir do circuito em 2024.
"Este seria meu objetivo: tentar parar para tentar encarar, provavelmente, o último ano da minha carreira esportiva com pelo menos as garantias de poder desfrutar", explicou.
- Fora desde o Aberto da Austrália -
Nadal não joga desde que lesionou o quadril durante o Aberto da Austrália, do qual foi eliminado na segunda rodada pelo americano Mackenzie McDonald.
Inicialmente, a lesão o afastaria por um período de seis a oito semanas, mas o tempo de recuperação se prolongou e ele não pôde participar dos torneios de saibro prévios a Roland Garros: Monte Carlo, Barcelona, Madri e Roma.
Portanto, o anúncio do espanhol não foi uma grande surpresa. Em meados de abril, quando confirmou que não jogaria o Masters 1000 de Madri, Nadal já tinha admitido que sua recuperação não tinha saído conforme o esperado.
Os meses afastado em 2023 o fizeram cair para a 14ª posição no ranking da ATP. No dia 20 de março, ele saiu do Top 10 pela primeira vez desde abril de 2005.
Apesar de ter convivido com as lesões ao longo de toda a carreira, os problemas físicos não deram trégua no último ano. Desde agosto de 2022, Nadal disputou apenas 13 partidas. Na atual temporada, uma vitória em quatro jogos disputados.
Após o anúncio do espanhol, os organizadores de Roland Garros desejaram sua recuperação para que ele possa estar de volta em 2024.
"Com certeza sentiremos sua falta em Roland Garros este ano. Cuide-se para voltar mais forte às quadras. Esperamos vê-lo novamente no próximo ano em Paris", escreveu a organização do torneio no Twitter.
bur-es-rbs-rs/pm/cb/aa
J.Horn--BTB