-
EUA volta a contar com Pulisic e tenta, contra Turquia, mais uma vitória antes dos 16-avos
-
África do Sul vence Coreia do Sul (1-0) e vai aos 16-avos da Copa em segundo no Grupo A
-
México elimina República Tcheca (3-0) e avança aos 16-avos da Copa com campanha 100%
-
Preço do Brent cai abaixo do nível anterior à guerra no Oriente Médio
-
'Muito nervoso, mas feliz', diz Neymar após estreia na Copa do Mundo
-
Proibição de adolescentes em redes sociais na Austrália teve pouco impacto (estudo)
-
Juízas do TPI processam Trump por 'sanções draconianas'
-
'Seguir melhorando', diz Vini Jr. após vitória do Brasil
-
Bósnia elimina Catar e se garante nos 16-avos da Copa do Mundo
-
Jaques Wagner deixará liderança do governo no Senado por suspeita de corrupção
-
'Agora chega o bonito', diz Ancelotti após vitória do Brasil sobre a Escócia
-
Marrocos vence Haiti (4-2) e passa em segundo no grupo do Brasil na Copa
-
Brasil vence Escócia (3-0) e vai aos 16-avos como 1º do Grupo C da Copa
-
Terremotos na Venezuela destroem prédios e causam pânico em Caracas
-
Trump pede ao Congresso mais recursos para guerra no Irã
-
Ainda confiante na classificação, Equador encara líder Alemanha
-
Forte sismo de magnitude 7,1 sacode a Venezuela
-
Novo tipo de vacina permite imunizar contra famílias de vírus (pesquisadores)
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo em negociações com Irã
-
Entre a nostalgia e o desinteresse, Itália vive mais uma Copa sem a 'Azzurra'
-
Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon
-
'Eles vêm com tudo', diz Laporte sobre duelo da Espanha contra o Uruguai
-
Onda de calor sufoca Europa e testa redes elétricas
-
Candidatos do prefeito de Nova York vencem primárias democratas
-
Bósnia garante terceiro lugar do Grupo B na Copa do Mundo e elimina o Catar
-
Suíça vence Canadá (2-1) e avança como líder do Grupo B da Copa
-
Cacique Raoni se recupera após cirurgia no intestino
-
Pai, mãe e Flávio Bolsonaro desejam sorte a Neymar em sua estreia na Copa
-
Keiko Fujimori agradece apoio de eleitores e admite divisão no Peru
-
Adversário reconhece De la Espriella como presidente eleito da Colômbia
-
Novo formato ressuscita fantasma da manipulação de resultados na Copa
-
Juan Manuel Cerúndolo avança para as quartas de final em Eastbourne
-
Surto de hantavírus deve ser encerrado oficialmente em 2 de julho (OMS)
-
França detecta primeiro caso de ebola fora da África durante surto atual
-
Sem Almirón, Paraguai enfrenta Austrália por sobrevivência na Copa
-
Trump se recusa a promulgar lei de habitação até Congresso aprovar reforma eleitoral
-
Democrata acusa Trump de bloquear ponte entre EUA e Canadá para ajudar doador
-
França detecta caso de ebola em médico que chegou da RDC
-
Andreeva e Swiatek são eliminadas na estreia em Bad Homburg
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo nas negociações com Irã
-
A briga acirrada pela Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 2026
-
Descoberta aproxima cientistas da misteriosa fronteira dos buracos negros
-
Alemanha, a difícil adversária do Equador na Copa do Mundo
-
Ativistas de flotilha para Gaza denunciam suposto abuso 'cruel' e 'sádico'
-
Messi completa 39 anos no topo do mundo
-
Candidato de esquerda da Colômbia reconhece De la Espriella como presidente eleito
-
FIFPro comemora sentença à Lazio por rescindir contrato de jogadora grávida
-
Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos EUA'
-
Grand Theft Auto, em números
-
COI escolherá sede dos Jogos Olímpicos de 2036 com novo procedimento
Quito inaugura seu metrô, o primeiro do Equador
Milhares de passageiros emocionados se deslocavam no metrô que entrou em operação nesta sexta-feira (1º) em Quito, após uma década de construção e atrasos, tornando-se o primeiro do Equador e o mais moderno da América Latina.
"É uma obra magnífica, sensacional. Está lindíssimo, bonito, muito moderno", disse à AFP o equatoriano Vinicio Tapia, um aposentado de 73 anos que adiou seu retorno aos Estados Unidos, onde mora, para "conhecer" o metrô da capital.
Atos simbólicos de inauguração ocorreram nas 15 estações do metrô de 22 km entre o norte e o sul da capital. O primeiro usuário que chegou a cada parada cortou uma fita nas entradas do trem subterrâneo, composto por seis vagões e com 109 metros de comprimento.
"Estamos diante do sistema de mobilidade mais moderno da América Latina", afirmou o prefeito Pabel Muñoz em uma transmissão da prefeitura pelas redes sociais a partir do centro de controle do metrô localizado na estação de Quitumbe.
Ele acrescentou que o sistema de transporte elétrico, operado pela francesa Transdev e Metro de Medellín, "será um grande transformador da cidade, vai gerar muitas mudanças" em termos de mobilidade, saúde pública e urbanismo.
"Há uma série de benefícios para que o metrô se torne o grande transformador de Quito [...], que neste momento é a maior e mais importante obra estratégica do país", declarou Muñoz.
- Uma nova experiência -
A obra custou 2 bilhões de dólares (9,76 bilhões de reais, na cotação atual) e reduzirá anualmente 58 mil toneladas de CO2 no ar, segundo a Metro de Quito. O nível de poluição diminuirá à medida que o tráfego de veículos na superfície diminuir com o funcionamento do metrô.
A capital equatoriana emite sete milhões de toneladas de CO2 por ano e 40% corresponde ao transporte motorizado.
"Ao descer na plataforma, me senti emocionada, é uma nova experiência", disse à AFP Mónica, enfermeira de 36 anos que pegou o metrô junto com a filha para reduzir seu tempo de deslocamento entre os extremos da cidade.
Alguns se deslocavam sob a terra para estudos e trabalho, mas outros também para conhecer e passear pelo sistema de eletromobilidade, como Ruth Bermúdez, de 74 anos, que viajava com seu marido e uma neta.
Danilo Valladares, de 36 anos, voltava para casa no sul de trem depois de ir a uma consulta médica do outro lado da cidade. "Vai sobrar mais tempo para trabalhar, produzir, passar com a família", afirmou o operador logístico.
Metrôs de cidades sul-americanas como o de Medellín cumprimentaram nas redes sociais o metrô de Quito por sua inauguração.
"Bem-vinda, Quito, ao mundo subterrâneo!", indicou o de Buenos Aires, que completou 110 anos nesta sexta-feira e é a rede mais antiga da América Latina.
N.Schaad--VB